top of page
joaodias3silveira

Cesar-Filosofia (3A;3E)

Atualizado: 3 de dez. de 2020



Salve galera!

Os atendimentos, comunicações e atividades ocorrerão pelo Aplicativo CMSP e

pelo Classroom. No dia e horário indicados na tabela, ocorrerá o atendimento

(orientações e conteúdos sobre as aulas da disciplina de filosofia) aos alunos que

entrarem pelo aplicativo. As atividades e trabalhos, bem como, orientações básicas e

datas de entrega serão postados no Classroom, cujo código de acesso da turma está

na tabela abaixo:


3A

Atendimento:

Quinta

das 11h50 às 12h35

Código: qzzcebc



Salve galera do 3A e 3E.

Nesta semana, vamos fazer atividade de leitura.

Nosso assunto/conteúdo do bimestre: Filosofia e relações com a religião e a política. Nosso assunto da semana: características do discurso filosófico na comparação com o discurso político.

Nossa tarefa é Reconhecer aspectos caracterizadores da vida humana como sociais e políticos.

Vamos ler as páginas do Caderno do Aluno relacionadas à política na relação com a filosofia (pág. 84).

Vamos ler a Unidade 4, Capítulo 1 – Poder e política págs. 178 a 180 / págs. 184 – 185 do livro de filosofia Filosofia – experiência do pensamento de Sílvio Gallo.

E assistir o vídeo no Youtube: Marilena Chauí explica a invenção da política -


Para complementar e aprofundar, há o vídeo: Ecce Homo – O Estado


Vou atendê-los pelo aplicativo nos horários já divulgados:


Continuem enviando atividades ao email: cesardias@prof.educacao.sp.gov.br

Abraços e bons estudos!!

Prof. César Dias




Salve galera!

Eis nossa segunda atividade (em dupla ou individual) para as turmas 3A e 3E é a seguinte:

Atividade 2

Vamos ler as páginas 197 a 209 do livro de filosofia para fundamentar nossa reflexão:

a) Explique a noção de contrato ou pacto social usando reflexões dos filósofos contratualistas Hobbes e Locke?

b) Como é a proposta contratualista de Rousseau?

Atenção

- Postar no Class Room até 7 de julho ou pelo email: cesardias@prof.educacao.sp.gov.br

- Vou carregar uma versão em Pdf do livro de filosofia no Class Room.

Até breve!

Prof. César Dias


Salve galera!

Estamos na nossa quinta semana de atividade para as turmas 3A e 3E.

Mantemos a atividade sobre os contratualistas, assim que terminarmos, para os assuntos a seguir:

Atividade de leitura.

Nossa tarefa é Reconhecer aspectos caracterizadores da vida humana como sociais e políticos.

Vamos ler as páginas do Caderno do Aluno relacionadas à política na relação com a filosofia (pág. 84 a 87).

Vamos ler a Unidade 4, Capítulo 2 – págs. 197 a 180 do livro de filosofia Filosofia – experiência do pensamento de Sílvio Gallo.

E vamos assistir o vídeo: “DEFINIÇÃO DE POLÍTICA SEGUNDO ROUSSEAU” -



Até breve!

Prof. César Dias

Salve galera!

Eis nossa segunda atividade (em dupla ou individual) para as turmas 3A e 3E é a seguinte:

Atividade 2 – Discurso e Desigualdade no Brasil

Elabore um texto reflexivo, individualmente – 14 a 20 linhas, sobre “A desigualdade no Brasil e o papel do Estado” tendo como base leituras de semanas anteriores como o pensamento de Rousseau e de outros contratualistas (Hobbes, por exemplo) e do seguinte artigo:

Meritocracia é discurso para manter a desigualdade social e racial, revela historiador

Seu texto pode trazer dados sobre a desigualdade no Brasil, discursos que justificam, menção a teorias de filósofos e sociólogos e, também, seu posicionamento a respeito.

Atenção

- Postar no Class Room até 21 de julho ou pelo e-mail: cesardias@prof.educacao.sp.gov.br

Até breve!

Prof. César Dias



Salve galera!

Estamos na nossa sétima semana de atividade para as turmas 3A e 3E.

Atividade de leitura e compreensão:

Nossa tarefa é: compreender como ações estatais podem influenciar a situação social e incidir sobre a situação de desigualdades.

Vamos ler a Unidade 4, Capítulo 3: “Totalitarismo e biopolítica na sociedade de Controle”págs. 214 a 222 do livro de filosofia Filosofia – experiência do pensamento de Sílvio Gallo, para complementar e expandir o tema da desigualdade social, relacionando-a com a questão do biopoder

Até breve!

Prof. César Dias



Salve galera do 1A, 1B, 1E, 1F, 1H, 2A, 2B, 2E, 2F, 3A e 3E.

Estamos na nossa oitava semana de ensino remoto do 2º bimestre.

Vamos rever estudos de semanas anteriores e fazer as atividades que foram feitas e não foram entregues.

Durante este 2º Bimestre, tivemos 8 semanas de atividades. As semanas 1, 3, 5 e 7 foram destinadas para conhecer os temas e reflexões com leituras e vídeos expositivos e explicativos.

Nas semanas 2, 4 e 6 fizemos 3 atividades com questões para reflexão e aprofundamento, para entregar através do Class Room ou e-mail. Caso você não tenha feito essas atividades veja as folhas de atividade que estão no Blog do João Dias e/ou no Class Room, faça e as entregue até 31/7, sexta-feira.

Lembrando que as atividades a entregar são as da semana 2, 4 e 6.

Abraço e até breve!

Prof. César Dias


Atenção atividade 3° bimestre


Salve galera do 3A e 3E.

Agradeço pela parceria e vocês demonstraram que estão acompanhando e seguindo os estudos, mesmo na situação de pandemia que passamos. Parabéns e força sempre!

Vamos fazer uns combinados:

- Continuaremos com o esquema de leituras (texto e vídeo) durante uma semana ou duas e faremos três atividades no bimestre;

- Continuamos a usar o Class Room e o e-mail institucional cesardias@prof.educacao.sp.gov.br

Nesta primeira semana, assistiremos um vídeo introdutório para iniciar o conhecimento sobre a temática deste 3º bimestre:


3º Ano do Ensino Médio:

Para ver as características, alcances e limites do discurso científico:



Abraço e até a próxima semana!

Prof. César Dias


Orientação de Atividades de recuperação-1° Bimestre



Salve galera do 3A e 3E!

Nossa tarefa é realizar essa atividade de recuperação, claro, para quem não conseguiu acompanhar as atividades do 1º bimestre.

A proposta é ler o texto a seguir e responder as questões de aprofundamento ao final do texto. Ao elaborar suas respostas, aproprie-se das ideias do texto e crie seu próprio texto breve, sem ser cópia do texto lido ou de outras formulações prontas na internet. Use sua inteligência!

Para as respostas, você pode postar no Class Room ou enviar ao email cesardias@prof.educacao.sp.gov.br até 19/8.

Abraço e bons estudos!

Prof. César Dias

TEXTO

Caracterização da Filosofia

A filosofia

A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia, amizade (ou amor entre amigos) e sabedoria. Assim, filosofia designa um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.

Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (Séc. V a.C.) a invenção da palavra filosofia. Ele teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. Ele Dizia que três tipos de pessoas compareciam aos jogos olímpicos (a festa mais importante da Grécia): as iam para comerciar durante os jogos, ali estando apenas para servir aos seus próprios interesses sem preocupação com as disputas e os torneios; as que iam para competir, isto é, os atletas e artistas (pois, durante os jogos, também havia competições artísticas: dança, poesia, música, teatro); e as que iam para contemplar os jogos e os torneios, para avaliar o desempenho e julgar o valor dos que ali se apresentavam. Esse terceiro tipo de pessoa, dizia Pitágoras, é como o filósofo.

Com isso, Pitágoras queria dizer que o filósofo não é movido por interesses comerciais – não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida no mercado; também não é movido pelo desejo de competir – não faz das idéias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores ou “atletas intelectuais”; mas é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, a vida; em resumo, pelo desejo de saber. A verdade não pertence a ninguém, ela é o que buscamos e que está diante de nós para ser contemplada e vista, se tivermos olhos (do espírito) para vê-la.

A filosofia é grega

A filosofia, entendida como aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem e causas das ações humanas e do próprio pensamento, é um fato tipicamente grego. Isso não quer dizer que outros povos não possuam sabedoria.

Por exemplo, os chineses desenvolveram um pensamento muito profundo sobre a existência de coisas, seres e ações contrários ou opostos, que formam a realidade. Deram às oposições o nome de dois princípios: Yin e Yang. Yin é o princípio feminino passivo na Natureza, representado pela escuridão, o frio e a umidade; Yang é o princípio masculino ativo na Natureza, representado pela luz, o calor e o seco. Os dois princípios se combinam e formam todas as coisas, que, por isso, são feitas de contrários ou de oposições. O mundo, portanto, é feito da atividade masculina e da passividade feminina.

Tomemos agora um filósofo grego. Pitágoras dizia que a Natureza é feita de um sistema de relações ou de proporções matemáticas produzidas a partir da unidade (o número 1 e o ponto), da oposição entre números pares e ímpares, e da combinação entre as superfícies aparecem para nossos órgãos dos sentidos sob a forma de qualidades contrárias: quente-frio, seco-úmido, áspero-liso, claro-escuro, grande-pequeno, doce-amargo, duro-mole, etc. Para ele, o pensamento alcança a realidade em sua estrutura matemática, enquanto nossos sentidos ou nossa percepção alcançaram o modo como a estrutura matemática da Natureza aparece para nós, isto é, sob a forma de qualidades opostas.

A filosofia é um modo de pensar e exprimir os pensamentos os pensamentos que surgiu especificamente como os gregos e que, por razões históricas e políticas, tornou-se, depois, o modo de pensar e de se exprimir predominante da cultura europeia ocidental, da qual recebemos com a invasão portuguesa e espanhola.

Através da filosofia, os gregos instituíram para o Ocidente europeu as bases e os princípios fundamentais do que chamamos razão, racionalidade, ciência, ética, política, técnica, arte.

Contribuições da filosofia:

Ø A ideia de que a Natureza funciona obedecendo leis e princípios necessários e universais.

Ø A ideia de que as leis necessárias e universais da Natureza podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento, pela razão.

Ø A ideia de que nosso pensamento, também, funciona por meio de leis, regras e normas universais e necessárias, segundo as quais podemos distinguir o verdadeiro do falso, portanto, o pensamento lógico.

Ø A ideia de as práticas humanas, isto é, a ação moral, a política, as técnicas e as artes dependem da vontade livre, da deliberação e da discussão, da nossa escolha passional (ou emocional) ou racional, de nossas preferências, segundo certos valores e padrões, que foram estabelecidos pelos próprios seres humanos e não por imposições misteriosas e incompreensíveis..

Ø A ideia de que os acontecimentos naturais e humanos são necessários, porque obedecem a leis naturais ou da natureza humana, mas, também, podem ser variar ou ser ocasionais, quando dependem das escolhas e deliberações dos homens, em condições determinadas.

Ø A ideia de que os seres humanos, por Natureza, aspiram ao conhecimento verdadeiro, à felicidade, à justiça, isto é, que os seres humanos não vivem nem agem cegamente, mas criam valores pelos quais dão sentido às usas vidas e às suas ações.

A filosofia surge pela necessidade do ser humano ir além e adentrar no conhecimento da verdade, não mais pela revelação misteriosa e sim pela busca racional, busca daquele que deseja o saber, o conhecimento e a verdade.

Questões filosóficas

Por que os seres nascem e morrem? Por que os semelhantes dão origem as semelhantes, de uma árvore nasce oura árvore, de um cão nasce outro cão, de uma mulher nasce uma criança? Por que os diferentes também parecem fazer surgir os diferentes: o dia parece fazer nascer a noite, o inverno parece fazer surgir a primavera, um objeto escuro clareia com o passar do tempo, um objeto claro escurece com o passar do tempo?

Por que tudo muda? A criança se torna adulta, amadurece, envelhece e desaparece. A paisagem, cheia de flores na primavera, vai perdendo o verde e as cores no outono, até ressecar-se e retorcer-se no inverno. Por que um dia luminoso e ensolarado, ....

Mito e filosofia ou mito versus filosofia!

Mito? É uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (astros, Terra, homens, plantas, animais, fogo, água, ventos, bem e mal, saúde e doença, morte, instrumentos de trabalho, raças, guerras, poder e etc). A palavra mito vem do grego mythos, derivado do verbo mytheyo: contar, narrar falar de alguma coisa para outros, também, do verbo mytheo: conversar, contar, anunciar, nomear ou designar. Assim, mito seria, para os gregos, um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. E essa autoridade vem do fato de que ele ou testemunhou diretamente o que está narrando ou recebeu a narrativa de quem testemunhou os acontecimentos narrados.

Quem narrava eram os poetas-rapsodos. Acreditava-se que o poeta era um escolhido dos deuses, que lhe mostraram os acontecimentos passados e permitiam que ele tivesse visto a origem de todos os seres e de todas as coisas para que pudesse transmiti-las aos ouvintes. Assim, por conta da revelação divina, o mito tem relação com o sagrado, sendo uma narrativa sagrada sobre as origens pela intervenção de seres extrassensoriais, do mundo superior

O mito narra as origens de três formas: 1) Genealogia – Encontrando o pai e a mãe de todos os seres. O nascimento do deus Eros; 2) Rivalidade ou Aliança entre os deuses, como na Ilíada (Guerra de Troia); 3) Recompensas ou castigos aos que obedecem ou desobedecem os deuses, como o mito de Prometeu que roubou o fogo dos deuses para dar aos humanos e foi castigado a ser tomar bicadas no fígado por um pássaro, todos os dias.

O tipo de conhecimento que os mitos formam é chamado de cosmogonia (cosmo – universo ordenado) e gonia (tanto de gennao – engendrar, gerar, fazer nascer e crescer – e de genos – nascimento, gênese, descendência, gênero, espécie), uma explicação sobre as origens mediante o nascimento de seres sobrenaturais. Já a filosofia, ao nascer, é uma cosmologia, uma explicação racional sobre a origem do mundo e sobre as causas das transformações e repetições das coisas.

Diferenças entre mito e filosofia

O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente. A filosofia, ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são.

O mito narrava a origem através de genealogias, rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas, enquanto a filosofia, ao contrário, explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais. O mito fala em Urano, Ponto e Gaia, a filosofia fala em céu, mar e terra, por exemplo.

O mito não se importava com contradições, com o fabuloso e o incomensurável, não só porque esses eram traços próprios da narrativa mítica, bem como pela confiança, crença e ou autoridade religiosa de quem conta. A filosofia, ao contrário, não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis, mas exige que a explicação seja coerente, lógica e racional e a autoridade vem da razão e não simplesmente da pessoa do filósofo.

Fatores influenciadores como viagens marítimas, invenção do calendário, invenção da moeda, surgimento da vida urbana, invenção da escrita alfabética e invenção da política propiciaram uma forte valorização e desenvolvimento da razão.

A razão

Embora usemos a palavra razão mais como sinônimo de motivo ou causa, de modo geral significa “clareza de ideias, ordem, resultado de esforço intelectual ou da inteligência, seguindo normas e regras de pensamento e de linguagem”. A razão é uma espécie de consciência moral que observa as paixões, orienta a vontade e oferece finalidades éticas para a ação. Nós a vemos como atividade intelectual de conhecimento da realidade natural, social, psicológica, histórica. Nós a concebemos segundo o ideal da clareza, da ordenação e do rigor e precisão dos pensamentos e das palavras”.

Para muitos filósofos a razão é uma propriedade ou qualidade primordial das próprias coisas, existindo na própria realidade. Para esses filósofos, nossa razão pode conhecer a realidade (Natureza, sociedade e história) porque ela é racional em si mesma.

Fala-se, portanto, em razão objetiva (a realidade é racional em si mesma) e em razão subjetiva (a razão é uma capacidade intelectual e moral dos seres humanos). A razão objetiva é a afirmação de o objeto do conhecimento ou a realidade é racional; a razão subjetiva é a afirmação de que o sujeito do conhecimento e da ação é racional. (Texto elaborado a partir de CHAUÍ, Marilena. Filosofia. São Paulo: Ática, 2000 (Vol. Único / Série Novo Ensino Médio)

Questões

1) Defina e descreva as caraterísticas da filosofia?

2) Defina e descreva as características do mito?

3) Quais as diferenças fundamentais entre filosofia e mito?

4) Qual a relação entre filosofia e razão?

5) Que tipo de contribuições a filosofia trouxe para nossa forma de pensar e entender tudo que nos cerca?


Atividade de Recuperação 2° Bimestre

Salve galera do 3A e 3E!

Agora, dando continuidade à recuperação, nossa tarefa é realizar essa atividade de recuperação, claro, para quem não conseguiu acompanhar as atividades do 2º bimestre.

Atividade

Vamos ler as páginas 197 a 209 do livro de filosofia para fundamentar nossa reflexão e ver este vídeo no Youtube:




Questões

a) Explique a noção de contrato ou pacto social usando reflexões dos filósofos contratualistas Hobbes e Locke?

b) Como é a proposta contratualista de Rousseau?

c) Rousseau é o pensador contratualista que, além de propor uma organização política, também, afirma que a desigualdade social tem origem com a propriedade privada. Sabendo disso, de que modo a proposta contratualista de Rousseau pode diminuir a desigualdade? Explique.

Atenção

- Postar no Class Room ou pelo email: cesardias@prof.educacao.sp.gov.br

- Há uma versão em Pdf do livro de filosofia no Class Room.

- Entregar até 19/8.

Até breve!

Prof. César Dias


Salve galera do 1A, 1B, 1E, 1F, 1H, 2A, 2B, 2E, 2F, 3A e 3E.

Agradeço pela parceria e vocês demonstraram que estão acompanhando e seguindo os estudos, mesmo na situação de pandemia que passamos. Parabéns e força sempre!

Vamos fazer uns combinados:

- Continuaremos com o esquema de leituras (texto e vídeo) durante uma semana ou duas e faremos três atividades no bimestre;

- Continuamos a usar o Class Room e o e-mail institucional cesardias@prof.educacao.sp.gov.br

- Na semana de leitura, publicarei no mural, na semana de atividade, publicarei em atividades.

Nesta semana de setembro vamos retomar o que tínhamos começado na última semana de julho/primeira semana de agosto. Assistiremos um vídeo introdutório para iniciar os estudos/conteúdos do 3º bimestre:


3º Ano do Ensino Médio:

Para ver as características, alcances e limites do discurso científico:



Abraço e até a próxima semana!

Prof. César Dias





Salve galera!

Nossa tarefa é: entender sobre a influência da ciência na nossa forma de vier. Para isso, vamos ler a Unidade 5, Capítulo 1: “Quais são os limites do conhecimento e da ciência?”– págs. 240 a 245 do livro de filosofia Filosofia – experiência do pensamento de Sílvio Gallo e fazer a primeira atividade do 3º bimestre.

ATIVIDADE 1 – 3º BIMESTRE DE 2020

(ENTREGA EM 15/9)

QUESTÕES

1) EXPLIQUE O QUE VENHA A SER POSITIVISMO? E O QUE VOCÊ PENSA A RESPEITO?

2) O AUTOR DO LIVRO FAZ UMA LIGAÇÃO ENTRE POSITIVISMO E CIENTIFICISMO. POR QUÊ? NÓS, SERES HUMANOS DO SÉCULO XXI, SOMOS AFETADOS PELO CIENTIFICISMO? SIM OU NÃO? EXPLIQUE USANDO EXEMPLOS.

Entrega pelo Class Room ou por email (cesardias@prof.educacao.sp.gov.br)

Até breve!

Prof. César Dias


Postagem em 18/09/2020-Referente ao 3° bimestre


Salve galera!

Nossa tarefa é: entender sobre a influência da ciência na nossa forma de vier. Para isso, vamos ler a Unidade 5, Capítulo 1: “Quais são os limites do conhecimento e da ciência?, com o subtítulo “Emergência das ciências humanas” págs. 246 a 250 do livro de filosofia Filosofia – experiência do pensamento de Sílvio Gallo com o intuito de compreender que as ciências humanas, embora tenha o nome de ciências, elas trazem uma reflexão histórica das relações humanas.

Até breve!

Prof. César Dias


Atividade postada em 23/09/2020-Referente ao 3° bimestre



Para completar e finalizar o assunto sobre a ciência e a forte decisão de encarar a ciência como a forma de conhecimento soberana sobre a terra, o que baseia as ações do chamado cientificismo, vamos ler o texto de Marilena Chauí, pp. 354 – 365 (em Pdf), focando a leitura em perceber como é a neutralidade da ciência.

Até breve!

Prof. César Dias


Atividade postada em 29/09/2020-Referente ao 3° bimestre



Nossa referência de leitura/estudo é:

· Aula de 20/08 e 03/09 (Centro de Mídias de Sâo Paulo) - 3ª série EM - Filosofia - Liberdade: Libertarismo, determinismo e dialética: Parte I:



Parte II:




· Caderno do aluno – 3EM / 3ºBim– Ciência Humanas – Filosofia – Leitura e exercícios de reflexão sobre “Três concepções de liberdade” - pág. 10 a 14 (Disponível em pdf no Class Room). Link caderno do aluno: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/3a%20se%CC%81rie%203o%20BIM.pdf

· Livro Convite à filosofia – Marilena Chauí – “Três concepções de liberdade” – pp. 463 – 473. Livro em PDF abaixo:


· Livro de filosofia Filosofia – experiência do pensamento de Sílvio Gallo, Unidade 3, Capítulo 1: “Valor, escolha e liberdade” (pp. 125 – 132) (Disponível em pdf no Class Room). Link do Livro: https://drive.google.com/file/d/19_H6gaz60OXLV6_PTQv0YjGKeLHch2r8/view

ATIVIDADE 2 – 3º BIMESTRE DE 2020

(ENTREGA EM 07/10)

QUESTÕES

1) Descreva como cada corrente filosófica (libertarismo, determinismo e dialética) entende o nosso exercício de liberdade? (Vídeo-aulas)

2) Descreva a concepção filosófica de liberdade pensada por Aristóteles e pelo estoicismo. Em que elas diferentes e o que aprendemos com elas? (Convite à filosofia - Chauí)

3) Como Sartre pensa a liberdade? Somos livres de que forma? E o que você a respeito dessa concepção? (Livro de Filosofia - Silvio Gallo)

Entrega pelo Class Room ou por email (cesardias@prof.educacao.sp.gov.br)

Até breve!

Prof. César Dias



Nesta semana de outubro, 15 a 20 , estamos fechando nota. Neste bimestre, fizemos duas atividades (Ativ 1 e Ativ 2 – disponíveis no Blog do JD e ). Estou analisando e colocando nota. Quem quiser, ainda, fazer e entregar as atividades, receberei no máximo até amanhã (20/10), justamente, para ter tempo de analisar. Vocês tem hoje a amanhã para ver pendências, inclusive as recuperações dos dois primeiros bimestres.

Abraço e bons estudos!

Prof. César Dias




Nesta semana de outubro, 15 a 20, estamos fechando nota. Neste bimestre, fizemos duas atividades (Ativ 1 e Ativ 2 – disponíveis no Blog do JD e ). Estou analisando e colocando nota. Quem quiser, ainda, fazer e entregar as atividades, receberei no máximo até amanhã (20/10), justamente, para ter tempo de analisar. Vocês tem hoje a amanhã para ver pendências, inclusive as recuperações dos dois primeiros bimestres.

Abraço e bons estudos!

Prof. César Dias




Postagem-20/10/2020- 3°Bimestre

O 3º bimestre foi alongado para até fim de outubro e nós vamos aproveitar para introduzir temas do 4º bimestre. Nosso tema inicial é a relação entre filosofia e literatura e vamos começar por um comentário-estudo introdutório:

Filosofia e literatura – caminhos cruzados:

Abraços e Até breve!

Prof. César Dias




Postagem 28/10/2020

Salve galera!

Vamos fazer relação entre filosofia e literatura.

Nesta atividade, vamos ler o conto Espelho – esboço de uma teoria da alma humana, de Machado de Assis, e fazer relação com temas de filosofia.

Texto: "Espelho -esboço de uma teoria da alma humana"


ATIVIDADE 2 – 3º BIMESTRE DE 2020

(ENTREGA EM 06/11)

QUESTÕES

1) Qual (ou quais) tema central aparece no conto Espelho? Através de que situações e personagens é expresso esse tema central (ou temas)?

2) Que relações pode-se fazer entre a temática do conto de Machado de Assis e questões-reflexões importantes tratadas na filosofia como o autoconhecimento, a liberdade e outros que você entender como importantes?

Entrega pelo Class Room ou por email (cesardias@prof.educacao.sp.gov.br)

Até breve!

Prof. César Dias





Atividade postada em 12/11/2020 - Referente ao 4° Bimestre.


3EM – 3A e 3E

Vamos pensar sobre os significados de felicidade. Como introdução, vamos assistir:


A felicidade é possível? - Leandro Karnal



Filosofia e felicidade, Márcia Tiburi e Cortella



Felicidade é aqui e agora – Clóvis de Barros Filho


É muito importante fazer anotações sobre as ideias principais que aparecem nos vídeos e deixar no caderno para usar em próximas atividades.

Até breve!

Prof. César Dias



Postada em 03/12/2020

Para refletirmos e aprofundarmos sobre a felicidade, vamos ver o vídeo-palestra do professor e filósofo professor na USP, Clóvis de Barros Filho, O que determina a felicidade, através do link:

Com a reflexão do filósofo, a proposta é fazer a seguinte atividade:


Atividade

Elabore uma reflexão sobre “O que determina nossa felicidade?”

(15 linhas – e integre na sua reflexão alguma definição de felicidade).



Entregar até 09/12/20 via Class Room ou email – cesardias@prof.educacao.sp.gov.br

Até breve!

Prof. César Dias

183 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page