top of page
joaodias3silveira

Helena-Eletivas (Direito e Cidadania)

Atualizado: 25 de set. de 2020


Atendimento:

segundas-feiras das

11:00h até 12:35h

Código: gfnkhx4






Indicação de vídeos.





Roteiro de atividades para 10/08

Atenção: atividades 3° Bimestre


Links dos vídeos:



Atividade 3° Bimestre

Por trás do simples ato de comer, muitas questões podem vir à tona.

Às vezes uma imagem realmente fala mais do que mil palavras. O primeiro slide nos remete a uma sociedade que ainda hoje, em grande medida, se repete na desigualdade social. Ao longo do tempo a comida trouxe consigo elementos que delimitaram fronteiras muito claras sobre os hábitos de uma civilização.

E como o alimento está muito ligado a emoções – a comida pode nutrir-nos, extrapolar o necessário para essa nutrição e também funcionar como gatilho emocional para muita gente. A comida está no consciente e no inconsciente de maneira contínua. E mesmo sem nos darmos conta falamos e ouvimos expressões ligadas a alimentos quase todos os dias, confira na apresentação algumas dessas expressões e veja se todas são familiares para você.

E porque a alimentação é algo essencial para a manutenção das nossas vidas o nosso paladar foi algo construído pelo que nos foi ofertado ao longo do tempo e está intimamente ligado ao lugar em que nascemos, aos hábitos alimentares da nossa família , ao poder aquisitivo e crenças do grupo ao qual fazemos parte. Não se engane, ainda que você não perceba, há ideologias na “cadeia “alimentar. E seu paladar não foi exclusivamente fruto das suas escolhas.

O paladar é limitado pelas vivências de cada um e existem texturas e sabores que jamais experimentaremos por limitações várias. Experimentar um novo tipo alimento requer de nós a atitude de romper fronteiras, muitos o fazem com o maior desprendimento, outros se recusam a experimentar qualquer comida que não pertença a um cardápio já conhecido.

Experimentar, saborear, e comer são atividade que preferencialmente tendemos a fazer entre pessoas das quais gostamos e nas quais confiamos, porque também pela comida pode haver o envenenamento ( e não estamos falando de agrotóxicos ou glutamato monossódico), a história está repleta de casos de envenenamento.


Portanto a comida e o ato de comer podem revelar muito sobre quem é você, qual o seu grau de informação, seus valores, condição social e por vezes posturas de ruptura de consumo (vegetarianos ou veganos, por exemplo). E então? Vale pensar muito bem a sua próxima refeição e em quantas implicações podem existir em um “simples “bife.

Bom apetite!



Atividade postada em 25/09/2020- Referente ao 3° bimestre

Data de entrega até 15/09



7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page